Um contêiner pode ser classificado de acordo com diferentes aspectos e padrões como a sua dimensão, especificação, capacidade e outras diferentes características.
Existem inúmeros tamanhos e tipos de contêineres, mas o sistema de 20/40 pés tornou-se progressivamente predominante globalmente.
Dentro deste sistema, há também inúmeras variações, cada uma adequada para uma categoria diferente de mercadoria.
O QUE É UM CONTÊINER E PARA QUE SERVE?
As unidades de contêineres são partes indispensáveis de todo o setor de transporte e comércio porque é uma unidade de transporte de carga, em qualquer meio (marítimo, aéreo, férreo e terrestre), com suficiente resistência e seguridade.
Esses contêineres são as estruturas que armazenam vários tipos de produtos que precisam ser enviados de uma parte do mundo para outra. Os contêineres móveis protegem o conteúdo durante as viagens e podem ser reutilizados diversas vezes.
Os contêineres são indispensáveis para transportar cargas de tipos diferentes por via férrea, aérea ou marítima.
Assim, dependendo do tipo de produto a ser embarcado ou do serviço especial necessário, as unidades de contêineres podem variar em dimensão, estrutura, materiais, construção, etc. Vários tipos de contêineres estão sendo usados hoje para atender a todos os tipos de transporte de carga. Alguns dos tipos mais comuns de contêineres atualmente em uso são mencionados abaixo.
CARACTERÍSTICAS DE CONSTRUÇÃO
O elemento de sustentação do contêiner é uma estrutura de aço, consistindo de vigas de canto e vigas longitudinais e transversais, tanto inferior quanto superior (piso e teto).
Esta estrutura sozinha é suficiente para garantir a estabilidade e capacidade de carga do recipiente. O piso, as paredes e o teto têm apenas a função de transferir o peso da carga para a estrutura de suporte de carga e protegê-la do lado de fora.
Portanto, paredes e telhados são as partes menos resistentes de um recipiente. Enquanto o piso é geralmente composto de vigas de aço com tampo de madeira sobreposta, as paredes e o teto são feitos de chapa de aço ou alumínio corrugado, ou madeira protegida por plástico ou papel alumínio.
ALTURAS PRINCIPAIS DE CONTÊINERES
O contêiner é o principal meio pelo qual é possível enviar grandes quantidades de mercadorias internacionalmente. Estima-se que, hoje, 90% das mercadorias transportadas por mar sejam carregadas em contêineres.
A grande inovação que levou a isso foi a possibilidade de acumular quantidades consideráveis de mercadorias sem ter que movê-las individualmente até o momento em que chegam ao seu destino, reduzindo assim os tempos e custos de trânsito e simplificando toda a cadeia de suprimentos.
Container baixo ou normal: possui uma altura padrão de 2,60m de altura.
Container alto: seu nome High Cube ou sua denominação é HC, sendo que este possui um pé direito mais alto. Possui 2,90m de altura.
CONTÊINERES DE 20 E 40
Atualmente, existem dois tipos de tamanhos de contêineres principais, que variam de acordo com a altura e largura: os contêineres de 20 (pés) e 40 (pés).
A principal diferença entre os dois é dada pelo comprimento: o contêiner de 20, que também é considerado como uma unidade de medida neste campo, tem um comprimento interno de 5,9 metros, enquanto o contêiner de 40 atinge 12 metros.
Inalterado em outros tamanhos: 2,35 metros de largura e 2,60 metros de altura. A capacidade máxima total, em ambos os tipos, varia entre 28 e 30 toneladas. Com base nas restrições de tráfego rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário a carga máxima permitida pode ser diferentes em vários países.
CONTAINER DE CARGA SECA NORMAL – DRY
O contêiner é uma unidade de carregamento de metal paralelepipédico. É uma caixa fechada com piso rígido, paredes laterais, paredes de extremidade e teto. Pelo menos uma das paredes da extremidade está equipada com portas. O contêiner de uso geral é o mais comum. É adequado para o transporte de produtos secos, daí o seu outro nome de recipiente “seco”. Estes produtos secos são embalados na maioria das vezes em caixas, engradados, sacos ou paletes. Os contêineres mais usados também possuem três tamanhos mais comuns de 20 pés, 40 pés e 10 pés e eles vêm em várias dimensões padronizadas pela norma ISO 6346.
DIFERENTES TIPOS DE CONTÊINERES
Além do tipo seco normal, existem vários tipos específicos de contêineres que os tornam adequados para atender às diversas necessidades de carregamento e às diferentes categorias de produtos:
CONTAINER FLAT RACK
Com os lados dobráveis, eles são como contêineres de armazenamento simples, nos quais os lados podem ser dobrados de modo a fazer um rack plano para o envio de uma ampla variedade de mercadorias.
CONTAINER PLATAFORMA (PL)
Semelhante ao Flat Rack, só que sem lados dobráveis, as plataformas são indicadas para uso em várias situações, como quando existe a necessidade de carregar máquinas e outras cargas que não possam ser transportadas em containers tipo comum.
CONTAINER COM ABERTURA SUPERIOR
Possui teto removível, uma espécie de capota conversível, que pode ser completamente retirada para fazer uma parte superior aberta, para que materiais de qualquer altura possam ser enviados facilmente.
CONTAINER TÚNEL
Unidades de armazenamento de contêineres fornecidas com portas em ambas as extremidades do contêiner, são extremamente úteis para o carregamento e descarregamento rápido de mercadorias e materiais.
CONTAINER DE ARMAZENAMENTO LATERAL ABERTO
Essas unidades de armazenamento são fornecidas com portas que podem se transformadas em lados completamente abertos, oferecendo um espaço muito maior para o carregamento de materiais.
CONTÊINERES DE PORTAS DUPLAS
Eles são como unidades de armazenamento que são fornecidas com portas duplas, criando um espaço mais amplo para carregamento e descarregamento de materiais. Materiais de construção incluem aço, ferro etc em tamanhos padronizados de 20 pés e 40 pés.
CONTAINERS REFRIGERADOS ISO
O container frigorífico ou reefer são unidades de transporte com temperatura regulada que pode ter uma baixa temperatura que é cuidadosamente controlada. Eles são usados exclusivamente para o envio de substâncias perecíveis, como frutas e legumes e, por longas distâncias.
Também existe os Insulated Hanging Cargo (IH) – Refrigerado com Ganchos, que servem para serem utilizados para o transporte de carnes.
Os contêineres para o transporte de mercadorias a temperatura controlada, tanto a frio como a quente, podem ser simplesmente isolados termicamente (paredes, teto e fundo em painéis com isolamento térmico), ou com equipamento de refrigeração.
Neste caso eles são chamados:
- E-reefer se equipado apenas com fonte de alimentação externa (também chamado de elétrico)
- De-reefer se equipado com uma unidade de refrigeração autônoma, como um pequeno gerador a diesel.
Estes são usados principalmente para o transporte ferroviário em uma situação de carga onde não existe soquetes de energia elétrica que geralmente estão disponíveis no navio porta-contentores ou no cais, fazendo com que o gerador deva ser autônomo.
CONTAINER ARMAZÉM FRIGORÍFICO SUPERSTORES
São containers refrigerados que quando acoplados formam armazéns frigoríficos.
CONTAINER COM ISOLAMENTO TÉRMICO
Esses são os contêineres de armazenamento de remessa que vêm com um controle de temperatura regulado, permitindo que eles mantenham uma temperatura mais alta. A escolha do material de isolamento é feita para permitir durabilidade sem que a exposição constante a altas temperaturas danifique a mercadoria. Eles são mais adequados para o transporte de longa distância de produtos sensíveis e perecíveis.
CONTAINER TANQUE
Unidades de armazenamento de contêiner usados principalmente para o transporte de materiais líquidos, eles são usados por uma grande parte da indústria. Eles são feitos principalmente de aço forte ou outros materiais anti corrosivos que fornece proteção aos materiais.
CONTAINER DE MEIA ALTURA
Outros tipos de contêineres também inclui os contêineres de meia altura. Feito principalmente de aço, esses recipientes são metade da altura dos contêineres de tamanho completo. Usado especialmente para o transporte de carvão, pedras, tubos, ferramentas, correntes, ganchos, âncoras e etc, que precisam de fácil carregamento e descarregamento.
CONTAINER AUTOMOTIVO
Contêineres de carro são unidades de armazenamento que são projetados, construidos e regulamentados especialmente para o transporte de carros em contêineres para viagens de longas distâncias. Eles vêm com laterais dobráveis que ajudam um carro a se encaixar perfeitamente dentro dos contêineres, sem o risco de serem danificados ou se moverem do local.
CONTAINER INTERMEDIÁRIO DE DESLOCAMENTO EM MASSA
Estes são contentores de transporte de armazenamento especializados, feitos exclusivamente para fins de envio intermediário de mercadorias. Eles são projetados para lidar com grandes quantidades de materiais e feitos para fins de envio de materiais para um destino onde eles podem ser embalados e enviados para o local final.
CONTAINER PARA FINS ESPECIAIS
São unidades de contêineres projetados para fins especializados e seguros. Principalmente, eles são usados para serviços de alto risco. Como tal, a sua construção e composição de material depende do propósito especial que eles precisam atender. Mas na maioria dos casos, a segurança continua sendo a principal prioridade.
CONTAINER PARA OUTROS USOS
Embora o container seja construido para transportar cargas, pode-se utilizado ou reutilizá-lo nas mais diversas aplicações da construção civil, como, por exemplo:
- Escritórios;
- Showroom;
- Banheiro;
- Almoxarifado;
- Container para obra;
- Lojas e lanchonetes;
- Residências;
- Laboratórios;
- Vestiários;
- Oficinas.
CONTAINER INTERCAMBIÁVEL
É um dos tipos de contêineres padrão para transporte rodoviário e ferroviário. Esse tipo de contêiner também pode ser chamado de contêiner trocável ou unidade intercambiável. As unidades aproveitam o grande número de reboques usados para transportar contêineres padrão da ISO.
O projeto de caixas móveis e contêineres de roletes é otimizado para minimizar o peso vazio, economizando no custo do transporte. Como consequência, os contêineres não possuem encaixes de canto superiores, não são empilháveis e devem ser levantados pela estrutura inferior, ao contrário dos contêineres mais comuns (contêineres ISO). Isso os torna inadequados para transporte no exterior baseado em navios.
CONTAINER BULK OU GRANELEIRO
Bulk container é um contêiner graneleiro específico para o transporte de cargas a granel. É utilizado principalmente para transportar produtos secos e sua principal diferença é ter uma abertura no painel frontal, que serve de saída da carga que é removida pela ação da gravidade.
CONTAINER VENTILADO
Este container possui algumas aberturas gradeadas e serve para aquelas cargas que precisam respirar. Mas isto não quer dizer necessariamente que sejam especificas para cargas vivas porque é possível utilizá-lo para o transporte de café, cacau, sementes, plantas e outros produtos do gênero.
QUAL CONTÊINER USAR?
A regra geral para escolher o contêiner correto para o translado de mercadorias é:
- Se você tem mais de 30 metros cúbicos de mercadorias, e estes pesam menos de 26 toneladas, é possível escolher um container de 40 pés.
- Se você tiver entre 15 e 30 metros cúbicos de mercadorias, é preferível utilizar uma unidade de 20 pés de tamanho.
- No entanto, se existir menos de 15 metros cúbicos de mercadorias, o ideal seria evitar de utilizar um contêiner inteiro e enviar os produtos como mercadorias soltas.
IDENTIFICAÇÃO DO CONTAINER
Com milhões de contêineres em circulação no mundo é sempre bom saber onde estão todos os contêineres e, principalmente, os produtos que contém.
Portanto, a ISO estabeleceu um código de identificação internacional único, obrigatório para todas as unidades, baseado em um código alfanumérico de 11 dígitos, chamado de ” código BIC ” do nome do Bureau of International Containers, em Paris.
A estrutura do código permite identificar o proprietário, o próprio número do contêiner e um número de autoverificação. Os contêineres, especialmente aqueles terrestres e utilizados no tráfego ferroviário, possuem várias outras marcações, relacionadas ao tamanho, tipo de carga, país de registro e etc.
ACESSÓRIOS ESPECIAIS PARA CONTÊINERES
Existem inúmeros acessórios que servem para equipar, melhorar ou agregar características à um container:
Flexitank – o acessório Flexitank é uma especie de saco de plástico (PVC ou poliuretano ou outros, dependendo do tipo), destinado ao transporte de cargas líquidas que são colocadas dentro de um container normal.
Normalmente, eles têm uma vazão variando de 18.000 a 25.000 litros, dependendo do peso específico do produto. O material lá é construído e varia dependendo do tipo de produto que deve ser colocado dentro e pode consistir de um composto de Nylon, poliuretano e PVC.
Do ponto de vista operacional e econômico, esta solução permite transformar um contêiner ISO em um contêiner tanque adequado para o transporte de produtos alimentícios e produtos químicos não perigosos com vantagens consideráveis.
Cabines acústicas – a maioria dos containers refrigerados tem uma leitura média de decibéis (DB) superior ao permitido em regiões residenciais ou em outras localidades com controles mais rígidos. As cabines acústicas servem para reduzir a emissão média de DB permitindo seu uso em praticamente todos os locais e, em qualquer horário.
Equipamento auxiliar tipo clip on – Apto para vários modelos de contêineres. Com este equipamento auxiliar, pode-se fazer melhorias na unidade como a de acoplar um equipamento para manter o frio durante porto-a-porto.
Desumidificadores – os desumidificadores funcionam para extrair a umidade do ar do interior dos contêineres. Eles têm o mesmo efeito que a sílica gel, mas têm seu próprio reservatório de coleta para garantir que a umidade não escape de volta para a atmosfera dentro do contêiner. Ideal para usar ao armazenar documentos, por exemplo.
Pernas de apoio – são acessórios elaborados para suportar containers de diferentes alturas e tamanhos.
Rampas – as rampas servem para facilitar a carga e descarga de bens quando o container estiver localizado no chão.
Barra de Proteção – são vários tipos de sistemas de proteção ou segurança.
Instalações Elétricas – são produtos destinados a possibilitar as instalações elétricas simples e aprovadas.
DEFINIÇÃO DE CONTÊINER
O comitê técnico do ISO TC 104 desenvolveu a seguinte definição do contêiner no ano de 1968:
- É um dispositivo de transporte permanente com uma estrutura que garante o uso repetido,
- A sua construção permite o transporte por um ou mais meios de transporte sem ter que recarregar a carga nele contida,
- Está adequadamente equipado para facilitar a fixação, manipulação e manuseio de um meio de transporte para outro,
- Seu design permite fácil carregamento e descarregamento de mercadorias.
Ainda no mesmo ano, definiu-se um padrão global definindo: dimensões, peso bruto máximo, marcação, especificação da estrutura do container e sua resistência.
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